terça-feira, 22 de março de 2011

As Principais Correntes do séc. XX e XXI

Behaviorismo
 
John Watson, como forma de tornar a psicologia uma ciência aplicável aos animais e seres humanos, fundou o behaviorismo. Esta teoria, chamada a teoria do estímulo-resposta (comportamentalismo), consiste num estudo experimental e objectivo dos comportamentos dos seres humanos na relação com os estímulos a que estes estão sujeitos.

Isto leva a psicologia a preocupar-se mais com os comportamentos objectivos, concretos e observáveis, e em adoptar métodos objectivos.
A teoria defendida por Watson tem como base um estímulo que provoca sempre uma resposta, sendo possível prever os comportamentos e controlar a produção desses comportamentos (dos mais simples para os mais complexos) –  E-->R
Sendo uma teoria que valoriza o que é observável e que limita o estudo dos processos cognitivos, é criticada por Piaget, que através do construtivismo, estuda a construção da personalidade.


Visto que a nossa personalidade é construída através de factores externos, essencialmente sociais e culturais, e que é evidenciada nos comportamentos/pensamentos, pensamos que ambas as teorias estão incompletas quanto ao conhecimento do ser humano, pois só em conjunto conseguem explicar exactamente como o Homem se processa/comporta no meio social.


Psicanálise

Como a psicologia demonstrou ser uma ciência que estudava apenas a razão e a consciência, Freud, querendo contraria-la, decidiu estudar aquilo que não é observável no ser humano (a olho nu) ao qual deu o nome de “inconsciente”.
Para ele, a vida humana é estudada a partir da motivação básica, do impulso sexual ou princípio do prazer, que faz parte do nosso inconsciente, ou seja, as pulsões, os medos, os desejos, não obedecendo à lógica ou à moral.
Assim, só podem ser estudados através de processos indirectos: hipnose, interpretação dos sonhos, associação livre, actos falhados e transferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário